CHURRASCO DE PICANHA: ENTENDA AS DIFERENTES PREPARAÇÕES DESSA CARNE
Quem resistiria a um convite para um churrasco de picanha? Não é à toa que esse é um dos cortes mais utilizados e amados pelos brasileiros.
Retirada da parte superior do boi, essa carne encanta qualquer um por conta da sua suculência, maciez e sabor singular. Entretanto, para que o sucesso seja total, é preciso saber qual é a melhor forma de assá-la.
Neste post, você vai aprender diferentes preparações desse corte que é paixão nacional para impressionar seus amigos no seu próximo churrasco! Acompanhe e fique por dentro!
QUAIS SÃO AS DIFERENTES FORMAS DE ASSAR A PICANHA?
No seu churrasco de picanha, você pode assar a carne de 3 formas diferentes: inteira, no espeto ou em bifes altos na grelha. Confira dicas para cada uma delas:
PEÇA INTEIRA
Na hora de colocar para assar, vire a peça com a parte da gordura para cima e deixe na grelha por aproximadamente 40 minutos. É importante manter uma distância de cerca de 40 cm do braseiro. Depois do tempo indicado, vire a carne e asse o outro lado por 15 a 20 minutos.
Para testar o ponto, faça um corte na ponta menor da peça e veja se está de acordo com o desejado. Caso contrário, é só devolvê-la para a churrasqueira por um pouco mais de tempo.
NO ESPETO
Para assar no espeto, você só precisa ficar atento na hora de espetar, para não machucar a carne e tirar sua maciez. Vire o espeto para cima, mire bem no centro da peça e introduza o utensílio fazendo movimentos leves de um lado para outro.
Comece selando a carne. Isso é importante para manter todos os sucos dentro dela. Apoie o espeto a 15 cm de distância da brasa sem labaredas — elas podem ressecar ou queimar a carne —, com a gordura para cima e aguarde 10 minutos. Após esse tempo, mude o lado e aguarde mais 15 minutos.
BIFES ALTOS NA GRELHA
Os cortes na grelha também são uma ótima opção. Faça bifes de 2 a 3 dedos de espessura. Mais uma vez, mantenha uma distância de 15 cm do fogo para a carne não ressecar.
Peças maiores podem ficar na parte de trás da churrasqueira, pois demoram mais para ficarem no ponto. Asse os bifes por um período de 10 a 15 minutos de cada lado. A dica é perceber quando o suco começar a borbulhar e aparecer na parte de cima da carne. Isso é sinal de que é a hora certa de virar.
COMO SERVIR A CARNE NO CHURRASCO DE PICANHA?
O tempero básico do churrasco de picanha você já deve conhecer: o sal grosso. Todavia, você também pode inovar e apostar em receitas surpreendentes que acompanham muito bem essa carne. Conheça 2 sugestões:
MOLHO DE ALECRIM
Perfeito para cortes bovinos e fácil de fazer, o molho de alecrim é refrescante e agridoce. Basta misturar em um processador ou liquidificador:
• 1/2 xícara de vinagre;
• Um punhado de alecrim fresco;
• 1 colher de sopa de açúcar;
• 1 colher de chá de sal;
• 1/2 xícara de azeite de oliva.
MOLHO DE MOSTARDA
Outro tempero que combina muito com a picanha é a mostarda. Confira a receita de uma versão de molho cremoso:
• Refogue uma cebola picada;
• Dissolva um tablete de caldo de picanha em 50 ml de água;
• Adicione 5 colheres de sopa de mostarda Dijon e deixe a mistura ferver por 5 minutos — pode revezar com a mostarda simples também;
• Por fim, acrescente 600 gramas de creme de leite e 100 gramas de cogumelos fatiados.
Com essas dicas, você está preparado para arrasar no seu próximo churrasco de picanha. Porém, se quiser realmente garantir a picanha perfeita, considere contratar um serviço a domicílio e tenha a ajuda de profissionais que entendem tudo sobre o churrasco ideal no conforto do seu lar!
Gostou de aprender como preparar um churrasco de picanha? Prefere contratar um serviço de churrasco e deixar essa tarefa para quem é especialista no assunto? Entre em contato com a gente e conheça nossa especialidade!