Veja como fazer o cálculo perfeito para o seu churrasco e evite desperdícios | Espeto Gourmet

Notícias recentes e artigo Nosso Blog

Reunir a família e os amigos e fazer um bom churrasco é preferência nacional para todas as ocasiões. Você também adora, não é? Então, já sabe que uma das principais preocupações de quem…
Veja como fazer o cálculo perfeito para o seu churrasco e evite desperdícios

Reunir a família e os amigos e fazer um bom churrasco é preferência nacional para todas as ocasiões. Você também adora, não é? Então, já sabe que uma das principais preocupações de quem organiza o evento é em relação ao cálculo para churrasco.

Quando a comida ou bebida acaba antes do esperado, isso é extremamente frustrante para quem organiza. Da mesma forma, não é nada legal ver muita coisa sobrando na geladeira. Para ajudar a evitar essa situação, separamos as melhores dicas para não errar nesse cálculo. Continue a leitura e comece a preparar o próximo churrasco!

Qual é o tamanho do evento?

O primeiro fator a ser observado, antes da definição da quantidade de carnes, bebidas e guarnições, é o objetivo do churrasco. Você deve levar em conta a duração, a quantidade de convidados e o tipo de público que estará presente.

Em churrascos com mais de seis horas de duração, por exemplo, é preciso ter muito cuidado com o desperdício. Por ser um evento longo, a tendência é que aconteçam dois picos de consumo: os convidados comem, socializam e, depois de algumas horas, voltam a comer.

Com carnes na brasa o tempo todo, a tendência é que eles descartem facilmente as sobras que já esfriaram em seus pratos.

Como faço o cálculo de consumo médio por pessoa?

Em um churrasco familiar em que há outras opções de acompanhamentos, como saladas, arroz, farofa e maionese, a estimativa é de 500-600 gramas de carne por adulto e 200 gramas por criança. Isso considerando eventos de cerca de cinco horas de duração.

Já aquele churrasco depois do futebol, em que há maioria masculina, necessita de um mínimo de 600 gramas por pessoa. Você vai precisar de menos acompanhamentos, mas de bastante cerveja!

Em relação aos acompanhamentos, como as saladas, o consumo médio é de 200-250 gramas por pessoas. Nos churrascos em horário de almoço, a quantidade tende a aumentar um pouco.

E as bebidas?

É quase impossível imaginarmos um bom churrasco sem a presença da cerveja, que divide o protagonismo com a carne. Em um evento com um público majoritariamente adulto, a média é de dois litros por pessoa, o que daria em média seis latas.

É claro que não podemos esquecer das pessoas que não consomem bebidas alcoólicas, não é? Por isso, água e refrigerantes não podem faltar. Para essas bebidas, a média é de meio litro de refrigerante e 400 ml de água por pessoa.

Como garantir que não vai faltar carvão?

De nada adianta caprichar na compra das carnes e bebidas se o carvão acabar antes do tempo! Como os churrascos geralmente acontecem em finais de semanas e feriados, é bem provável que você não consiga repor essa falta, fazendo com que a festa acabe em frustração.

A quantidade recomendada é de cinco quilos de carvão para cada seis quilos de carne. Tome cuidado na hora do armazenamento — coloque os pacotes em locais secos e, se a festa for ao ar livre, envolva-os em sacolas plásticas para protegê-los da umidade.

Como um buffet especializado pode ajudar nessa missão?

Ter o controle total de um churrasco grande pode ser uma tarefa trabalhosa e corrida, impedindo que você desfrute de maneira satisfatória do evento. E, ao fazer um churrasco, o objetivo é justamente reunir amigos e familiares para socializar, não é mesmo?

Para que você não fique sobrecarregado de trabalho e possa receber bem seus convidados, uma boa solução é contratar um buffet especializado. Eles ficarão responsáveis por toda a organização do churrasco, garantindo a quantidade de comidas e bebidas de acordo com o número de pessoas presentes.

Além disso, eles certificam a qualidade dos alimentos, algo tão importante quanto a fartura de comidas e bebidas no churrasco. Você não quer, por exemplo, que as pessoas deixem de comer por não gostarem do sabor.

Está esperando o quê? Chame os amigos e a família, escolha o local e comece os preparativos! Com as nossas dicas de cálculo para churrasco, o seu evento tem tudo para ser um verdadeiro sucesso. Para acertar ainda mais no planejamento, aproveite para conhecer também as 10 melhores carnes para churrasco!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.