Quais são as melhores carnes para churrasco? Saiba mais! | Espeto Gourmet

Notícias recentes e artigo Nosso Blog

O churrasco é paixão nacional, sendo uma das principais opções quando pensamos em reunir os amigos naquele dia de folga, festas e eventos especias e, até mesmo, para um simples almoço de…
Quais são as melhores carnes para churrasco? Saiba mais!

O churrasco é paixão nacional, sendo uma das principais opções quando pensamos em reunir os amigos naquele dia de folga, festas e eventos especias e, até mesmo, para um simples almoço de família em um domingo de sol. Entretanto, a maioria das pessoas fica em dúvida: quais são as melhores carnes para churrasco? Qual é a carne mais macia? Qual oferece o melhor custo-benefício?

Para que você não erre na escolha, listamos, neste post, excelentes opções de carnes para seu churrasco e algumas dicas extras para você temperá-las. Confira!

Miolo da alcatra

Corte que fica entra a maminha e a picanha, o miolo da alcatra tem menos gordura que suas “irmãs”, mas possui a maciez e suculência, características que garantem o sabor ideal para um bom churrasco. O preparo precisa ser cuidadoso, pois ela passa do ponto com facilidade — costuma ficar pronta de 15 a 20 minutos, na grelha. O ideal é temperá-la com sal, próprio para churrasco, e for utilizar o espeto, dividir o miolo em dois.

O miolo de alcatra é uma excelente opção também, para quem pretende fazer espetinhos, por ser macia, magra e de rápido preparo — agilizando o churrasco com muitos convidados.

Maminha

A maminha é um dos cortes que têm mais gordura, isso contribui muito para adicionar sabor e maciez a essa carne. Para melhor aproveitamento da peça, corte-a contra as fibras para garantir a maciez. Você pode prepará-la no espeto, fatiada ou diretamente na grelha, sempre tomando cuidado para não passar do ponto e alterar o sabor.

Costela

Extremamente saborosa e suculenta, a costela também é uma das melhores carnes para churrasco. Pode ser feita na brasa, no bafo, ou na grelha e necessita um tempo maior de preparo — devido as suas fibras grossas e compridas. Entretanto, no fim, os seus convidados agradecerão pela espera.

Você pode temperá-la apenas com sal grosso para privilegiar o sabor da carne ou adicionar outros temperos a seu gosto — como o alho ou molho barbecue.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne magra e macia, com um sabor mais leve. É indicada para o churrasco com crianças pequenas — tendo em vista que ainda estão se adaptando ao sabor das carnes mais fortes e, também, por ser de fácil digestão.

Além disso, a fraldinha tem um ótimo custo-benefício — já que tem um preço em conta, que cabe em todos os bolsos. Você pode prepará-la na grelha, de forma tradicional; ou diretamente na brasa, no papel-alumínio, acrescida de sal, manteiga, alho e limão — seus convidados ficarão impressionados.

Bife Ancho

O bife ancho é retirado da parte dianteira do contra filé, de origem argentina vem a cada dia mais conquistando a todos os brasileiros que amam uma boa carne. É um corte nobre, cujo nome vem de origem espanhola, onde ancho significa largo, já indicando a forma correta de se consumir essa carne, em filé com no mínimo 2cm de espessura. No Brasil também é conhecido como filé de costela, na França é chamado de noix ou entrecôte e em países ingleses por cube roll.

Essa carne é muito confundida com o bife de chorizo, também argentino e conhecido pela espessura de seus bifes, mas o bife acho possui uma leve e saborosa gordurinha interna, que se estende sobre suas fibras dando um sabor único a carne. É uma carne que possui bastante marmoreio sendo assim extremamente suculenta e macia.

Para aproveitar ao máximo o sabor e textura do bife ancho, a preferência é servi-lo malpassado, no máximo ao ponto. Pode ser preparado de diversas maneiras, em churrascos, como bifes feitos em frigideiras e até feito em fatias.

Picanha

A carne que é sinônimo de churrasco, amada de Norte a Sul, a picanha é a favorita da maioria dos brasileiros. A sua gordura garante maciez e suculência, agregando sabor natural e dispensando a necessidade de temperos muito fortes — o sal grosso é o suficiente. Mas se quiser usar outros temperos, fique à vontade — apenas tome cuidado para não perder o seu sabor característico.

Agora que você já conhece as melhores carnes para churrasco, pode prepará-lo por conta própria, ou se preferir, contratar um um buffet especializado. A empresa vai escolher as carnes e organizá-lo para você, que só vai se preocupar em receber bem os convidados e saborear uma comida excepcional.

Gostou deste texto? Então continue com a gente e confira alguns dos sabores de espetinhos de churrascos, para servir em sua festa de casamento e outros eventos especiais.

VEJA O INFOGRÁFICO DAS MELHORES CARNES PARA O CHURRASCO

 

 

Comente ( 1 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Luilson Gomes

Muito bom! Obrigado.

Resposta