Como manter a conservação de alimentos em viagens? Confira | Espeto Gourmet

Notícias recentes e artigo Nosso Blog

Fazer uma viagem em família é sempre muito importante para todos. No entanto, quando os trajetos são mais longos, é preciso pensar nas refeições da viagem antes mesmo de cair na…
Como manter a conservação de alimentos em viagens? Confira

Fazer uma viagem em família é sempre muito importante para todos. No entanto, quando os trajetos são mais longos, é preciso pensar nas refeições da viagem antes mesmo de cair na estrada. Por essa razão, saber como manter a conservação de alimentos é fundamental para que você não tenha problemas no momento em que for utilizar suas carnes, por exemplo.

Principalmente se a intenção for preparar um churrasco no destino final, a atenção com as carnes precisa ser redobrada. O consumo desses alimentos que são guardados em ambientes frios, ou até congelados, pode causar problemas de saúde graves se os itens não estiverem nas condições ideais.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, preparamos uma série de dicas para que você conheça as melhores formas de conservação de alimentos durante viagens. É importante ficar atento a todas elas para evitar qualquer problema na hora do consumo. Boa leitura!

Dicas para cuidar da conservação de alimentos

Conheça agora as três principais dicas para fazer uma boa conservação de alimentos nas suas viagens.

Reserve os alimentos em ambientes resfriados

A primeira dica para você fazer uma boa conservação de alimentos é cuidar bem para que eles fiquem em ambientes resfriados. Alimentos perecíveis precisam ficar sempre em embalagens separadas dentro de recipientes de isopor ou térmicos.

Dentro desses recipientes, faça o preenchimento com gelo e deixe-os sempre bem fechados para manter essa conservação interna. Bolsas térmicas também podem ser uma opção.

No entanto, a melhor saída é levar carnes congeladas, sempre em pedaços menores, como em cubos. Dessa forma, elas podem resistir por um tempo bem maior e não precisam ser colocadas junto ao gelo, apenas nas caixas térmicas.

Mantenha as carnes temperadas

Se a sua intenção é levar carnes que possam ser consumidas rapidamente ao chegar ao destino, com, no máximo, 24 horas após a sua saída para a viagem, é imprescindível que elas sejam bem temperadas para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.

O uso de vinagre, sal, limão e outras ervas pode ser uma boa aposta para esse fim. Inclusive, para facilitar o trabalho, já é possível preparar antecipadamente os famosos espetinhos para churrasco e temperá-los.

Faça a higiene adequada de utensílios e refratários

Se quiser levar praticamente tudo pronto na sua viagem, fique atento aos utensílios que você utilizará durante essa preparação. Fazer cortes nas carnes quando ainda estão cruas e depois utilizá-los para picar outros alimentos é um grande risco, já que pode haver contaminação entre eles.

Lave com muita água e sabão cada objeto usado antes de começar a empregá-lo para outros fins e também antes de levá-lo na sua viagem. Escolha sempre embalagens limpas e sem cheiro para facilitar ainda mais a conservação.

Seguir todos esses passos é a melhor forma para a conservação de alimentos, já pensando no churrasco que você vai fazer depois da viagem.

Gostou de conhecer todas as dicas para manter a conservação de alimentos durante sua viagem? Então continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais dicas como essas e para descobrir como sua próxima festa pode ser um grande sucesso. Estamos no Instagram e no Facebook! Até a próxima!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.