Churrasco perfeito: 4 dicas infalíveis para não errar | Espeto Gourmet

Notícias recentes e artigo Nosso Blog

O churrasco é paixão nacional e já deixou de ser sinônimo apenas de comemoração informal de fim semana. Atualmente, ele é prato principal em confraternizações tradicionais como casamentos, festas de…
Churrasco perfeito: 4 dicas infalíveis para não errar

O churrasco é paixão nacional e já deixou de ser sinônimo apenas de comemoração informal de fim semana. Atualmente, ele é prato principal em confraternizações tradicionais como casamentos, festas de debutantes entre outras. Para quem não tem muita experiência fica sempre aquela dúvida: como fazer um churrasco perfeito?

Para te ajudar nessa missão, fizemos este post. Nele, você terá 4 dicas essenciais para caprichar no próximo churrasco. Confira!

1. Surpreenda no sabor

Quando o assunto é churrasco, o sal grosso sempre surge como tempero principal, e na maioria dos casos, o único. É incrível como um simples ingrediente agrega tanto ao sabor da carne.

Porém, para que seu churrasco supere as expectativas dos convidados, você pode adicionar outros temperos, dando um sabor mais marcante às carnes. Uma boa opção é, depois de colocar o sal, adicionar tomilho, azeite ou manteiga. Outra opção, seria adicionar alho e ervas secas ao próprio sal grosso, potencializando o sabor.

Salgue apenas as peças que irão imediatamente à grelha, para não que não percam a suculência. Se as carnes estiverem fatiadas, tome cuidado com o excesso e sal, pois elas absorvem mais rápido e podem ficar salgadas e ressecadas.

2. Cuide bem da churrasqueira

Quanto maior for o churrasco, mais competente terá que ser o churrasqueiro. Cuidar de grandes quantidades de carne e manter a temperatura ideal da churrasqueiras contribuem muito para um churrasco de sucesso.

É necessário que haja a harmonia exata entre temperatura e corte da carne, para que elas não passem do ponto, ou fiquem desiguais — cruas por dentro e assadas por fora.

Para garantir a temperatura ideal e uniformidade no ponto das carnes, a churrasqueira deve ser acesa 40 minutos antes do evento. Não utilize álcool líquido para acendê-la, esse é um método muito perigoso. Já existe no mercado materiais próprios, como o álcool petrificado, que é muito mais prático e seguro.

Para evitar que o fogo suba e vire labaredas, guarde um pouca das cinzas dos churrascos anteriores para cobrir o carvão novo, evitando que a gordura que pinga das carnes acelere o fogo.

3. Capriche na variedade de comidas

Quer que o churrasco seja perfeito? Agrade a todos! Faça um cardápio diversificado, com diferentes tipos de carnes — bovinas, suínas, frango e linguiças — e não esqueça dos acompanhamentos.

Um erro que pode fazer com que o churrasco fique enjoativo, é apostar em apenas um tipo de carne bovina. A picanha vai agradar a maioria, certo! Porém, não deixe de oferecer um bom filé mignon, alcatra, maminha, costela, cupim e dê aos seus convidados a sensação de estar sempre experimentando algo novo, fazendo com que eles comam do começo ao fim do evento, evitando desperdícios.

Não esqueça dos convidados que não comem carne. Prepare espetinhos veganos com tofu e legumes, por exemplo, além dos acompanhamentos — saladas, arroz, farofa etc. Para a sobremesa, se estiver calor, sorvete e frutas são boas opções.

4. Contrate um serviço de buffet a domicílio

Quer fazer um churrasco perfeito, receber bem os amigos e aproveitar a festa junto com eles? Contrate um buffet de churrasco a domicílio! Eles cuidarão de tudo para você — escolha das carnes, bebidas, acompanhamentos — e você poderá comer sem preocupações, desfrutando melhor a confraternização. Uma boa, não é?

Agora que você já sabe as principais dicas para fazer um churrasco perfeito, faça a sua lista de convidados, escolha um local bem legal e comece os preparativos.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e saiba como fazer a sua festa ser inesquecível. Estamos à disposição!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.