Afinal, qual o melhor tempero para churrasco? Saiba mais! | Espeto Gourmet

Notícias recentes e artigo Nosso Blog

O sabor de um bom corte de carne é, por si só, muito convidativo, por isso que tantas pessoas amam reunir os amigos ao redor da brasa para degustar essa…
Afinal, qual o melhor tempero para churrasco? Saiba mais!

O sabor de um bom corte de carne é, por si só, muito convidativo, por isso que tantas pessoas amam reunir os amigos ao redor da brasa para degustar essa iguaria. Mas, afinal, como tornar o que é bom em fantástico e escolher o melhor tempero para churrasco

Um toque especial pode fazer toda a diferença e surpreender seus convidados! Conheça algumas dicas, aprenda como preparar carnes no seu próximo evento e arrasar no comando da churrasqueira! Confira!

Acerte com um tempero para churrasco clássico

O sal grosso é um tempero para churrasco tradicional indispensável. Muitos churrasqueiros usam apenas ele, pois é capaz de realçar o sabor natural das carnes e deixá-las ainda mais suculentas. Porém, é importante saber que o tipo de carne e corte influencia a escolha certa do condimento.

Basicamente, quanto menor a carne, menor deve ser o tamanho do sal e a quantidade usada. Entenda melhor as diferenças:

  • sal grosso médio: facilmente encontrado nos supermercados, ele é indicado para peças que serão assadas inteiras, como maminha, picanha ou fraldinha;
  • sal grosso fino: ótimo para temperar bifes diretamente na grelha;
  • sal grosso grande: é formado por blocos grandes e, por isso, é ideal para peças robustas também, como uma costela; 
  • flor de sal: delicado e suave, combina muito com carnes vermelhas, mas deve ser usado na finalização, quando o corte já está pronto. 

Aposte em marinadas 

Marinar é uma técnica na qual um corte de carne é preparado com antecedência e fica horas na geladeira imerso em uma mistura de líquidos — preferencialmente de um dia para o outro (sobretudo as peças grandes) ou, no mínimo, por umas 6 horas para peças menores.

Todo esse tempo de pausa potencializa a absorção do molho e ajuda a preservar os sucos da carne.

Uma marinada é composta por uma solução ácida e alguns temperos. Para carnes bovinas, uma opção excelente é combinar vinho tinto, uma cebola picada e ervas naturais como louro, tomilho e alecrim. Quer impressionar de vez? Troque o vinho por cerveja e veja que maravilhoso fica o resultado!

Já uma receita incrível para frango, porco ou carneiro é substituir o vinho por suco de laranja ou abacaxi com a cebola e os temperos naturais a gosto. 

Inove com ervas frescas e especiarias 

Uma alternativa para criar um paladar refrescante e exclusivo no tempero para churrasco é usar ervas frescas e especiarias.

Esses condimentos, sem dúvidas, vão proporcionar sabores e texturas verdadeiramente originais, por isso que eles são tão utilizados na cozinha em geral. Confira algumas ideias de combinações: 

  • cominho, louro e tomilho vão bem com a carne bovina;
  • alecrim, coentro moído e curry deixam o frango mais que especial;
  • folhas de coentro, manjericão e endro deixam o peixe perfumado e com sabor acentuado; 
  • para ressaltar o gosto da carne de porco, use tomilho, alecrim, sálvia e coentro em pó. 

Invista em novos sabores com alho e pimenta

Quer diversificar o tempero para churrasco, mas ao mesmo tempo apostar em elementos mais comuns e acessíveis? Além do sal, o alho bem amassado e pimenta do reino — uma sugestão é usar a dedo-de-moça para carnes de frango e porco — são muito bem-vindos e dão um toque diferenciado no sabor. 

Experimente fazer a seguinte receita de sal temperado com estes ingredientes:

  • triture cerca de 2 a 3 dentes de alho;
  • misture com a pimenta, azeite e o sal grosso, formando uma pastinha;
  • se gostar, acrescente alecrim picado;
  • espalhe a mistura pela carne e deixe-a descansar em um saco plástico na geladeira por algumas horas. 

Como você pôde ver, com o tempero para churrasco certo, você impressionará seus amigos na sua próxima festa. Com ingredientes simples, técnica e com seus novos conhecimentos, você criará sabores surpreendentes!

Agora, aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e já chame os amigos para colocar as dicas em prática junto com você!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.